sábado, 31 de dezembro de 2011

"Estamos meu bem por um triz pro dia nascer feliz"

 

"Todo dia a insônia me convence que o céu
Faz tudo ficar infinito
E que a solidão é pretensão de quem fica
Escondido fazendo fita

Todo dia tem a hora da sessão coruja
Só entende quem namora
 
Agora "vão bora"
Estamos meu bem por um triz
Pro dia nascer feliz
O mundo acordar e a gente dormir, dormir
Pro dia nascer feliz
Essa é a vida que eu quis
O mundo inteiro acordar e a gente dormir
Todo dia é dia e tudo em nome do amor
Essa é a vida que eu quis
 
Procurando vaga uma hora aqui, a outra ali
No vai-e-vem dos teus quadris

Nadando contra a corrente só pra exercitar
Todo o músculo que sente
Me dê de presente o teu bis

Pro dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar e a gente dormir, dormir
Pro dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar e a gente dormir

Todo dia é dia e tudo em nome do amor
Essa é a vida que eu quis
Procurando vaga uma hora aqui, a outra ali
No vai-e-vem dos teus quadris

Nadando contra a corrente só pra exercitar
Todo o músculo que sente
Me dê de presente o teu bis

Pro dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar e a gente dormir, dormir
Pro dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar e a gente dormir"
(CAZUZA)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sai um... Entra dois... ::2012::

Começando a “e(tran)screver” minha novela mexicana de 2011...

Virada de 2010 pra 2011 na casa de Mônica Ferreira com Raniel Canuto, Natan Moura, Felipe Soares, Elidete Sá e alguns outros que foram agregando suas vidas às nossas...

Eu não tinha noção do que a vida me apresentaria neste 2011. Tive que me reinventar algumas dezenas de vezes. Engolir o choro. Silenciar de alegria. Chorar de medo. Não pedir socorro. Implorar socorro. Aprender a resolver minhas coisas sozinha. Reinventar-me. Perder e retomar amizades. Dizer “eu te amo” com meus olhos e receber “eu te amo” com a mesma intensidade. Sim, eu sei que isso aconteceu e basta que eu saiba.

Minha vida sempre foi muito além do que eu compartilho com quem está perto e infinitamente além do que eu publico das minhas Redes Sociais. O que eu realmente vivo e sinto tá guardadinho e eu só mostro a quem precisa saber.

Não foi fácil aprender a me virar sozinha emocionalmente... Inúmeras vezes eu chorei quieta, engoli meu orgulho, passei por cima do meu próprio “Guia de Como Fazer Tudo Errado Sempre" – 1001ª Edição (Atualizada e revisada)”.

Descobri que as pessoas ainda acham que eu sou uma menina que espera a personagem das histórias infantis chegar em um cavalo branco. Elas até acertam, mas eu escolho ser mais do que a menina insegura. Eu me dei a oportunidade de tentar. Dei-me a oportunidade de arriscar ser feliz. Quando o mundo me mandava baixar a cabeça eu já estava com a poeira batida e dando uma volta (por cima) na vida!

"É... É fácil amar o outro na mesa de bar, quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado.
É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco de domingo, nas festas agendadas no calendário de vez em quando. Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identida...de. A coerência. O rebolado... Difícil amar quando o outro fica cada vez mais diferente do que habitualmente ele se mostra ou mais parecido com alguém que não aceitamos que ele esteja. Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Quando as cortinas se abrem e ele não vê mais ninguém na plateia. Quando o seu pedido de ajuda, verbalizado ou não, exige que a gente saia do nosso egoísmo, do nosso sossego, da nossa rigidez, do nosso faz-de-conta, para caminhar humanamente ao seu encontro. Difícil é amar quem não está se amando. Mas esse, talvez seja, sim, o tempo em que o outro mais precisa se sentir amado. Eu não acredito na existência de botões, alavancas, recursos afins, que façam as dores mais abissais desaparecerem, nos tempos mais devastadores, por pura mágica. Eu acredito na fé, na vontade essencial de transformação, no gesto aliado à vontade, e, especialmente, no amor que recebemos nas temporadas difíceis de quem não desiste da gente
." (Ana Jácomo)

A vida é a velha via de mão dupla... Palavras que vêm que vão que ficam... Aprendi principalmente a não julgar, pelo menos eu tento e muito. Não cobro passados, onde eu nem existia, mas cobro a dádiva do presente e a construção honesta do futuro. Inúmeras vezes eu me vi chorando e cantando “Lady Laura” com o pensamento na minha avó... Enquanto eu dizia: “...Lady Laura, me leve pra casa. Lady Laura, me abrace forte. Lady Laura, me faça dormir, Lady Laura...” Quantas vezes me sentindo perdida no meio da noite, com problemas e angústias que só gente grande é que tem... “(Neste momento) afagando meus cabelos você me dizia: ‘(Tintinha – Era assim que ela me chamava) amanhã de manhã você vai se sair muito bem’”. Por isso tenho às vezes vontade de ser novamente uma menina e na hora do meu desespero gritar por você, te pedir que me abrace e me leve de volta pra casa e me conte uma história bonita e me faça dormir... “... Quando eu era criança podia chorar nos seus braços e ouvir tanta coisa bonita na minha aflição. Nos momentos alegres, sentada ao seu lado, eu sorria e, nas horas difíceis podia apertar sua mão...”. Aprendi a sentir quando você está comigo, vó e isso não tem preço...

Escuto as pessoas que gostam de mim, mas aprendi a respeitar as minhas vontades e aprendi a lidar com eles, os amores imperfeitos, “...sei que amores imperfeitos, são as flores da estação...”.

O que esperar de 2012?! Não espero nada, apenas desejo que venha e venha tudo no tempo certo. Estarei lá, pronta (ou não) para o que tiver que ser. Quero apenas saúde para a minha família e amigos. Pra mim peço saúde e discernimento, pra enxergar o que for passível de mudança e o que eu precisarei apenas aceitar... Não sendo passiva, mas resiliente. Que Deus me dê a oportunidade de viver a caridade para com meus irmãos e que eu não me permita entristecer, por nada e nem por ninguém.

Cada vez que a minha fé é provada, Tu me dás a chance de crescer um pouco mais... Minhas provações não são maiores que o meu Deus e não vão me impedir de caminhar. Se diante de mim, não se abrir o mar Deus vai me fazer andar por sobre as águas...

Das "coisas que eu não preciso explicar", resumo em: 
"...Sometimes it lasts in love
But sometimes it hurts instead...
Never mind, I'll find someone like you..."


“…Eu choro mais, eu choro menos… Ah, mas tanto faz, você não veio mesmo”

Não que este seja um texto melancólico, mas é o resultado da reflexão honesta de 2011 e da minha carga de aprendizado. No fundo, no fundo, eu só quero viver a minha vida honestamente, construir a minha família e ter minha mãe pra sempre comigo. Não existe pessoa no mundo que eu brigue mais! Mas também não existe outra que eu ame mais!

Aos que irão passar por aqui pra conferir o que minhas palavras tortas falarão, eu desejo que lembrem-se de praticar o perdão, a caridade, o amor, o respeito, a tolerância, a resiliência e que não percam nunca a fé. A Fé em Deus, principalmente, mas tão importante quanto... A fé em si.

Que 2012 venha para nos proporcionar mais aprendizado. Que neste Natal nos lembremos do aniversariante: o Senhor Jesus.


Boas Festas!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011