terça-feira, 26 de maio de 2009

Pra mim chega!

É um saco! É um saco você ver todo o seu esforço, tudo o que você mais ama fazer sendo usado como qualquer coisa! Como se comunicação fosse apenas mais um meio de uma empresa ganhar dinheiro, como se a função de um meio de comunicação não fosse levar até as pessoas boa informação e instruí-las a cerca de cidadania, cultura e mais um leque de outras funções sociais que é o jornalismo.

Cansei de tanto jornalismo vendido e vendido a preço de banana, pra não usar outro termo. Os jornalistas deviam dar-se mais valor, deviam olhar para os quatro anos que estiveram numa academia estudando e aprendendo, mas diferente do povo, as empresas de comunicação não merecem os jornalistas quea possuem...

Mas olha ai uma coisa. Quantos profissionais botam mesmo suas nádegas em uma cadeira de universidade e foram lá estudar e entender os teóricos da comunicação? Poucos! Poucos mesmo! Vai ver está ai a diferença. A bagunça começa, novamente, pra variar, e, Brasília, com nosso querido presidente, que não gosta de imprensa e tem declarado sua antipatia ao não assinar o tal documento que exige a obrigatoriedade de um diploma para exercer a função de jornalista.

Lembro-me muito bem de um professor meu que em sua primeira aula disse: jornalista é um cientista social! E o papel desse cientista é melhorar o meio em que vive...

Tenho dois anos dedicados à comunicação. Quando comecei minha carreira ouvi de um jornalista e amigo pessoal, que em menos de 5 anos de carreira nossa sanidade mental é posta em cheque e eu não entendia a dimensão do que ele falava! Pois bem, nem precisei chegar aos 5 anos...

Com 2 anos de redação, entrevistas, apresentações, eventos, políticos, empresários, caciques, índios e aspirantes, entendo que o tal 4º poder sempre ligado ao jornalismo é algo ligado não ao jornalismo, mas às pessoas que estão usando os microfones, câmeras, sites e todos os outros meios de comunicação para auto promoção!

Eu cansei! Se o poeta já dizia estar farto do lirismo comedido, estou farta desse jornalismo pequeno, hipócrita e dessas linhas editoriais que podam nossa capacidade de crescimento e que nos obrigam a estar presos a empresas que não valorizam os profissionais que possuem.

Pra mim chega!

Nenhum comentário: